Dicas para conseguir um estágio
O estágio é uma bela porta de entrada para o mercado de trabalho. Atualmente, de cada dez estudantes universitários brasileiros, dois já estão fazendo estágio.
Muitos jovens preferem apenas estudar até os 25 anos de idade, ou mais, imaginando que o acúmulo de diplomas será um diferencial na hora de conseguir um emprego. Para as empresas, não é bem assim. Na hora de contratar, elas dão preferência à combinação de escolaridade e experiência prática.
LEIA TAMBÉM: CULTURA GERAL, PARA SUPERAR A INEXPERIÊNCIA
Oportunidades
Apesar de estágio parecer coisa de multinacional, 70% dos estagiários estão nas pequenas e médias empresas. As oportunidades de estágio são maiores nas áreas de engenharia, administração e informática. E menores na área de direito.
No Brasil, há mais de 500 mil estudantes de direito e 250 mil de engenharia. Essa disparidade faz com que o futuro engenheiro seja o estagiário mais bem pago do mercado.
Estágio não é emprego
Há duas coisas que todo candidato a estágio deve saber.
Primeira: estágio não é emprego. Ao contrário dos trabalhadores regidos pela CLT, o estagiário não tem direito a aviso prévio, décimo terceiro, fundo de garantia, vale transporte e vale refeição.
Um estagiário custa menos da metade do valor gasto com um empregado formal. Por isso, algumas empresas usam o estágio como uma forma disfarçada de emprego.
Alguns escritórios realmente pegam os estagiários para fazer algum tipo de exploração e não no intuito de transmitir o conhecimento, que é o básico do estágio.