Os erros mais comuns nos currículos
Um currículo feito com desleixo ou com erros de digitação ou de português pode eliminar já de cara um candidato da disputa por uma vaga . Confira os erros mais comuns encontrados nos currículos:
- Omissão de dados
Existem pessoas que omitem dados, quando consideram que estes possam lhe ser desfavoráveis, como uma forma de ter chance de chegar à etapa seguinte do processo. Exemplos:
- Idade (quando a pessoa pensa que sua idade será considerada fora da faixa da vaga); datas de conclusão de curso (quando, por alguma circunstância, ela fez o curso em um tempo bem superior do que o previsto).
- Cursos interrompidos sem registro da interrupção, fazendo crer que o curso foi concluído.
- Tempo de permanência nas empresas (quando o candidato não quer revelar o pouco de tempo de permanência nas empresas onde trabalhou).
Todos são recursos ingênuos, pois acaba chamando a atenção do selecionador experiente para as informações incompletas e dificultando sua tomada de decisão.
- Informações desatualizadas
Informações desatualizadas, como, por exemplo, telefone ou e-mail, podem dificultar o contato com o candidato quando aparecer uma oportunidade interessante.
Se a desatualização se refere a conhecimentos e competências adquiridas e não registradas, pode perder a oportunidade, se esta demandar exatamente aquilo que não foi registrado.
- Excesso de Informações / Detalhes
O CV deve ser claro, objetivo e conciso, resumindo as principais qualificações, experiências, projetos diferenciados e conquistas profissionais.
Deve ser completo naquilo que é relevante e não pode pecar pelo excessivo detalhamento das informações.
- Má redação e uso de linguagem inadequada
O CV deve ser redigido de maneira formal e impessoal.