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"26 Anos de Profissionalismo a Serviço dos Talentos Humanos"

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ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO

 

> CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURRÍCULO PROFISSIONAL

 

Uma peça publicitária que vai vender você a uma empresa. O currículo profissional teve essa função em sua origem e assim permanece até hoje. E mesmo diante de uma certa sofisticação que tem acontecido no processo seletivo nas empresas, com uma abrangência maior de avaliação do candidato e mais fases seletivas, o currículo não perdeu sua importância. E ela não é empregar o candidato, mas chamar a atenção o suficiente para conquistar uma entrevista presencial.

É uma certificação profissional. É o meio de primeiro contato e necessário

até mesmo para aqueles profissionais que são indicados para uma dada vaga.

Assim sendo, diante da clara importância desse documento de apresentação, é melhor dar a ele o máximo de atenção e cuidado. Se for bem feito, vai chamar a atenção para você, caso contrário, um documento mal elaborado dificilmente vai levá-lo diante do selecionador de RH.

Há apenas 20 anos, os padrões de um bom currículo eram completamente diferentes dos de hoje. O currículo padrão era composto por mais de quatro folhas, trazendo informações como números de documentos, formação escolar desde o primário, explicações detalhadas sobre cada cargo exercido, motivos de saída de cada empresa e a assinatura do profissional, inclusa logo abaixo de uma sentença como: “As informações aqui contidas são totalmente verdadeiras, e dou fé respondendo sob pena da lei pela não veracidade das mesmas”.

Mas hoje, o número de páginas, por exemplo, não deve ultrapassar a duas. Para os profissionais mais jovens, começando no mercado ou com pouca experiência, uma página é suficiente e é o ideal.

Entre as dicas estão algumas mais dirigidas para esse profissional jovem. E uma delas é jamais utilizar gírias ou linguagem típica de internet (como a do software de mensagens MSN). Outra coisa importante: peça sempre a alguém que revise o que escreveu. Porque erros de Português vão depor contra o candidato com certeza. Ou então pelo menos use o corretor do computador.

Um alerta sobre currículos feitos por encomenda: Em geral, ele (quem encomendou) não tem o domínio sobre as informações ali contidas e, ao ser questionado durante a entrevista, vai mostrar esse desconhecimento. Então, a dica é: quando tiver ajuda de especialistas, tome pleno conhecimento do que será colocado para saber explicar quando for perguntado.

CONTEÚDO - Para considerar o que deve ser colocado no currículo, a dica dos especialistas é colocar apenas o que for relevante para a função a qual almeja,

E quanto ao formato de um bom currículo? Agradável e objetivo. Que seja limpo, que respire. É como um livro, que quando bem editado dá mais prazer em ler.

ENVIO - Currículo em papel perdeu, e com razão, espaço para os via e-mail, pois os recrutadores os recebem às centenas.

Haverá partes dissertativas, em que o profissional terá de se descrever, se “vender”, colocando seus diferenciais, seus pontos fortes, suas melhores realizações. Tudo isso, ressaltando sempre que tem de ser informações pertinentes à vaga desejada.

PASSO A PASSO - Sintetize: Se você possui muitas informações a serem contadas no currículo, selecione sempre as principais. Não precisa detalhar tudo. Lembre-se que um profissional de Recursos Humanos recebe muitos currículos e não gasta muito tempo com a leitura de cada um.

Não ultrapasse o limite: O máximo de páginas que um currículo deve ter são duas, mas isso acontece quando a pessoa possui muitos cursos ou passagens por diversas empresas. Uma página seria ideal, desde que contenha as idéias bem distribuídas.

O que você tem de melhor: O seu currículo deve destacar as suas melhores qualidades ou experiências. Pense o que o diferencia e o destaca dos demais. Pode ser um curso, uma experiência profissional, um conhecimento de alguma outra língua, o real interesse pela área almejada ou as características pessoais que são relevantes para a vaga almejada.

Prioridades: Ponha o que você quer destacar antes de tudo. Os currículos às vezes serão analisados com agilidade e isso causa boa impressão.

Histórico profissional: Aqui você destaca as últimas experiências, começando pelas mais recentes. É preciso colocar a data de início e término - ou mesmo se está no emprego atualmente -, e é de bom tom descrever sua área de atuação em no máximo duas linhas.

Cuidado com os erros: Erros gramaticais podem ser um fator que o desqualifique de imediato. Por isso, dê uma última lida e, se tiver dúvidas ou estiver inseguro, peça para alguém ler e apontar os possíveis erros que encontra
r.



> COMO ELABORAR UM CURRÍCULO
 

ESTRUTURA
No máximo duas páginas, tanto para quem está no início de carreira quanto executivos. Isso demonstra poder de síntese e objetividade. A exceção são currículos específicos, como da área acadêmica, que devem incluir artigos publicados, por exemplo.Evite negrito ou itálico.

 

 

DADOS PESSOAIS
Nome completo, idade, endereço, dois telefones e email. Números de documentos não devem ser colocados. Blogs e portfólios online devem ser incluídos apenas se bem elaborados e com clara motivação profissional. Perfis em redes sociais corporativas, como Linkedin, podem ser incluídos.

EXPERIÊNCIA
Além dos períodos nos quais trabalhou e nome das empresas, pontue algumas das atividades realizadas. Ignore as inerentes à função, como elaboração de relatórios e atendimento. Profissionais com mais experiência devem focar projetos desenvolvidos ou dos quais participou, descrever como auxiliou no crescimento da empresa, se possível com indicadores.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Apenas coloque os nomes das instituições e as datas de conclusão dos cursos de Nível Superiores. Se não tiver esse tipo de graduação, coloque apenas o nível de ensino que tem e se o completou ou não. Recém formados podem incluir o trabalho de conclusão de curso.
Comece pelo título maior.

CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA
Informe as ferramentas e o nível de conhecimento de cada uma.

IDIOMAS
Coloque apenas a língua e nível de conhecimento. Instituição de ensino é irrelevante. A exceção são cursos no exterior.

OBJETIVO
Deve ser o mais claro possível e conter exatamente qual cargo a pessoa deseja ocupar na empresa. É recomendável colocar apenas uma área de atuação, no caso de uma boa experiência no setor, ou optar por termos genéricos, como área administrativa, para profissionais que ainda estejam no início da carreira.

CURSOS
Esqueça cursos de desenvolvimento pessoal, como culturais e hobbies e priorize apenas aqueles relacionados à área almejada.

ENVIO
Anexe o currículo na mensagem e copie-o no corpo do email, adicionando um breve resumo sobre a experiência profissional e o objetivo de carreira. No assunto, escreva currículo, nome completo e vaga pretendida.



> OS ERROS MAIS COMUNS NOS CURRÍCULOS

Um currículo feito com desleixo ou com erros de digitação ou de português pode eliminar já de cara um candidato da disputa por uma vaga. Confira os erros mais comuns encontrados nos currículos:

OMISSÃO DE DADOS
Existem pessoas que omitem dados, quando consideram que estes possam lhe ser desfavoráveis, como uma forma de ter chance de chegar à etapa seguinte do processo. Exemplos:
- Idade (quando a pessoa pensa que sua idade será considerada fora da faixa da vaga); datas de conclusão de curso (quando, por alguma circunstância, ela fez o curso em um tempo bem superior do que o previsto).
- Cursos interrompidos sem registro da interrupção, fazendo crer que o curso foi concluído.
- Tempo de permanência nas empresas (quando o candidato não quer revelar o pouco de tempo de permanência nas empresas onde trabalhou).
Todos são recursos ingênuos, pois acaba chamando a atenção do selecionador experiente para as informações incompletas e dificultando sua tomada de decisão.

INFORMAÇÕES DESATUALIZADAS
Informações desatualizadas, como, por exemplo, telefone ou e-mail, podem dificultar o contato com o candidato quando aparecer uma oportunidade interessante.
Se a desatualização se refere a conhecimentos e competências adquiridas e não registradas, pode perder a oportunidade, se esta demandar exatamente aquilo que não foi registrado.

EXCESSO DE INFORMAÇÕES / DETALHES
O CV deve ser claro, objetivo e conciso, resumindo as principais qualificações, experiências, projetos diferenciados e conquistas profissionais.
Deve ser completo naquilo que é relevante e não pode pecar pelo excessivo detalhamento das informações.

MÁ REDAÇÃO E USO DE LINGUAGEM INADEQUADA
O CV deve ser redigido de maneira formal e impessoal.
Erros de ortografia ou de gramática deixam péssima impressão e podem ser fator de eliminação.



> O QUE EVITAR NA HORA DE ELABORAR UM CURRÍCULO

FOTOS E RG
Só mande foto - 3 x 4 comportada - se isso for pedido por quem está fazendo a seleção.
Não é necessário incluir o número do CPF ou o RG no currículo;

POLUIÇÃO VISUAL
Não faça firulas e frufrus - a melhor forma de apresentar seu currículo é em folha branca e fontes mais clássicas.
Nada de utilizar muitas cores, que, ao invés de chamar atenção, acaba confundindo quem está lendo.

ERROS DE PORTUGUÊS
São imperdoáveis e, infelizmente, os mais comuns.
É preciso muita atenção, pois este quesito pode derrubar um bom candidato.

FALAR DIFÍCIL
Informações demais fazem o entrevistador perder tempo.
Eles não perdem mais de um minuto dando a primeira olhada no currículo.

MENTIRAS
Só inclua os cursos que realmente fez.
Caso não tenha completado algum, mencione o fato ou simplesmente elimine-o do currículo.
Afirmar que tem fluência em uma língua sem tê-lo também é um grande erro.
Tente não errar nas datas de permanência nas empresas, pois pode gerar desconfiança do entrevistador, que tem como checá-las através principalmente da carteira de trabalho.

DAR ÊNFASE AO INÍCIO DE CARREIRA
As informações sobre emprego deve vir em ordem decrescente: do último para o primeiro emprego.
Deixar os últimos empregos para o fim pode fazer seu currículo ser descartado.

 

> MODELO DE CURRÍCULO

 

Sugerimos o seguinte modelo de currículo, com a explicação de cada tópico. Basta seguir as orientações e substituí-las por seus dados.

Nome completo do profissional
Endereço e Bairro
CEP Cidade UF
Tels.: (XX) 9999-9999
e-mail: email@domínio.com.br

Objetivo:

Deve ser mencionada a área de atuação e o nível hierárquico em que se deseja atuar.

Qualificações:

Qualidades profissionais, pontos fortes, habilidades pessoais. Este título poderá ser absorvido pelo título a seguir.

Perfil profissional:

Descrição de todas as experiências adquiridas, colocando as informações mais importantes na frente, em parágrafos. Explorar as principais atribuições e atividades desenvolvidas no dia-a-dia. Descrever as principais ferramentas utilizadas em sua área de atuação.

Principais resultados:

Descrever os resultados alcançados mais importantes, se possível todos.

Empresas:

Descrever as empresas em ordem cronológica decrescente, informando a razão social, período inicial e final e cargos, em três linhas.

Formação acadêmica:

Descrever em ordem cronológica decrescente, colocando os cursos de pós-graduação na frente e graduações ao final. Nos casos em que se têm cursos de mestrados, MBAs e pós-graduações, este item poderá vir logo abaixo do OBJETIVO, visando ganhar destaque.

Cursos de aperfeiçoamento:

Descrever todos os cursos ligados a sua área de atuação por ordem de maior relevância, excluindo as datas.

Idiomas:

Descrever os idiomas e, principalmente, o nível de conhecimento (fluente, intermediário ou avançado ? bons conhecimentos ou técnico ?). Poderá informar também a instituição de ensino.

Experiência internacional:

Informar os países em que esteve a trabalho, inclusive o período em que permaneceu em cada cidade/país.

Informações adicionais:

Item opcional utilizado apenas nos casos em que o item acima não for condizente com as informações aqui prestadas, desde que reforcem as qualificações pessoais e profissionais.​​